Como passar mais tempo com os filhos

A vida sempre corrida e preenchida com trabalho, objetivos e preocupações pessoais, faz com que as mães tenham  cada vez menos tempo para passar com os seus filhos, mesmo quando trabalham só em casa. E por mais difícil que seja, vale a pena se organizar melhor e aumentar o tempo com os pequenos. Afinal é na infância que se formam os laços que durarão pelo resto da vida, além de ser uma fase que passa depressa e momentos muito preciosos podem ser perdidos se não for dada a devida atenção.

Brincadeiras e leituras

Todos os dias reserve um tempo antes de dormir para uma leitura e uma brincadeira, um jogo, ou uma sessão de desenho. Nos fins de semana ou quando sobrar mais tempo, não hesite em se jogar no chão, brincar de boneca ou de carrinho junto com eles, jogar futebol, basquete, inventar coisas novas, pintar, desenhar, criar uma peça de teatro.

Esses pequenos momentos fazem toda diferença na vida da criança, e com certeza ajudam bastante no desenvolvimento e na formação.

Refeições em família

Tentem fazer as refeições sempre juntos, e de preferência com a tv desligada. Se trabalha fora, esteja presente ao menos no jantar e no café da manhã. Peça para todos contarem os pontos altos e baixos do dia, assim a criança poderá interagir com toda a família.

Conversas

Sempre que estiver perto do seu filho, aproveite para saber tudo sobre a vida dele. O que fez durante o dia, quem são seus melhores amigos na escola, se tem dificuldades, o que mais gosta e o que o chateia. Faça isso quando chegar do trabalho, durante as refeições, os passeios, ou no caminho para a escola. Quando estiver muito ocupada cozinhando ou arrumando a casa, dê uma pequena tarefa para ele fazer, como tirar o pó da mesinha, guardar as vasilhas de plástico ou enrolar a massa do biscoito. Assim vocês podem ficar juntos sem atrasar o serviço, e ainda colocar o papo em dia (só lembre de não deixar produtos de limpeza ao alcance deles).

Passeios

Escolha ao menos um dia na semana para um passeio mais longo. Pode ser um parque, praça, clube, shopping, cinema, zoológico… deixe que ele ajude a decidir. Nos outros dias, fazer uma pequena caminhada perto de casa, leva-lo para fazer um lanche ou mesmo só acompanhar até a padaria, já ajuda bastante.